Verão e o coração – cuidado com os exageros!

Verão e o coração – cuidado com os exageros!
09/01/2020

DEZ19_05matéria_SistemaCardiovascular

Com a chegada do fim do ano, os cuidados com a saúde do coração são sempre um tema importante a ser tratado. Um dos fatores que pode gerar alguma preocupação são as fortes emoções associadas com essa época. Mas, mesmo após o período das festas, a saúde cardiovascular deve ter atenção redobrada, não apenas devido às emoções mas também principalmente por causa da chegada do verão e da temporada de altas temperaturas. 

Muitas pessoas acabam aproveitando a época para descansar, viajar e, é claro, desfrutar tudo o que o calor tem de melhor. No entanto, para curtir 100% o verão é preciso reforçar alguns alertas. O calor pode ser um complicador do estado de saúde de pessoas cardíacas. Isso acontece por diversos motivos, entre eles a vasodilatação e a desidratação do corpo, que podem proporcionar a descompensação de diversas doenças cardiovasculares. Outro fator de atenção são os hábitos associados com o verão, que também podem contribuir para a descompensação dessas patologias. Essa descompensação parece estar associada à tendência de maior relaxamento com a atenção à alimentação, devido ao maior consumo de alimentos mais ricos em sódio e de frituras, assim como pela maior ingestão de bebidas alcoólicas. A perda de líquidos corporais através do suor, em decorrência das altas temperaturas, comuns nesta época, pode aumentar em 10% os riscos de infarto, por isso o cuidado com a hidratação é muito importante, especialmente no verão.

Curtir com saúde a estação mais quente do ano não quer dizer deixar de aproveitar o melhor do verão, mas sim desfrutá-lo com equilíbrio, sem excessos que possam trazer prejuízos à saúde. Por isso uma orientação médica é bem-vinda e recomendada, especialmente no caso de pacientes cardiopatas ou hipertensos, já que não é incomum o ajuste das medicações de uso contínuo no decorrer do período de maior calor. Beber muita água, estar atento à alimentação e manter um acompanhamento médico regular são atitudes que podem garantir um verão mais saudável e tranquilo também nos casos de viagens. 

Referências:

https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/altas-temperaturas-podem-aumentar-risco-de-infarto-em-ate-10/

https://www.olharconceito.com.br/noticias/exibir.asp?id=18211&noticia=clima-extremo-e-seu-coracao-cardiologista-explica-porque-o-calor-pode-ser-fatal&edicao=1

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS