Suplementação de colágeno vai muito além da estética

Suplementação de colágeno vai muito além da estética
09/01/2020

DEZ19_01matéria_SistemaOsteomuscular

Já conhecemos, ou pelo menos ouvimos falar alguma vez, sobre os benefícios da suplementação de colágeno. Ele auxilia na firmeza da pele, na elasticidade, na redução dos efeitos do tempo etc. Mas você sabia que, além dos benefícios estéticos, o colágeno pode ajudar na saúde das articulações?

Com o passar do tempo, mais propriamente a partir dos 30 anos de idade, nosso corpo tende a reduzir a produção de colágeno. E, por se tratar de uma proteína presente em toda a estrutura corporal, e não só na pele, podemos sentir o efeito dessa diminuição. Percebemos isso em todos os tecidos cartilaginosos do corpo, como nas articulações. Esses tecidos têm em sua composição seca cerca de 40% de colágeno, e é aí que a suplementação age.

Com a redução da produção de colágeno pelo corpo, as articulações podem ficar comprometidas, o que causa perda de mobilidade e dores. Essa preocupação chegou aos cientistas, e estudos comprovaram que a suplementação com colágeno auxilia no tratamento de osteoartrite de joelho e na saúde geral das articulações. Mais do que apenas uma preocupação estética, manter-se ativo e sem dor, com as articulações bem-cuidadas, é uma questão de qualidade de vida.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tecido_cartilaginoso

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1606623/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20401752

https://www.nytimes.com/2019/11/09/style/self-care/collagen-benefits.html

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26362110

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26267777

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS