Por que nossos hábitos alimentares no verão tendem a ser diferentes daqueles adotados no inverno?

Por que nossos hábitos alimentares no verão tendem a ser diferentes daqueles adotados no inverno?
08/01/2020

DEZ19_06matéria_SaudeGeral

Normalmente nossos hábitos alimentares variam no inverno e no verão, não é verdade? Enquanto no inverno parecemos ter mais fome e apresentamos a tendência a querer alimentos mais calóricos, ou seja, aqueles mais pesados ou as comidas mais fortes, no verão isso se modifica e passamos a procurar mais sucos, saladas, alimentos leves e de fácil digestão. E isso não é apenas um senso comum e cultural, mas se trata de um processo fisiológico, relacionado às necessidades de nosso corpo, conforme cada uma das estações climáticas do ano.

A alimentação é nossa fonte básica de energia e está diretamente ligada à regulação da temperatura corporal. No inverno, como precisamos acumular mais energia térmica, é necessário ingerir mais calorias de maneira a permitir maior produção de calor, necessário para que possamos nos manter adequadamente aquecidos. No verão, ocorre o processo inverso, isto é, não precisamos acumular calor e muitas vezes necessitamos até eliminá-lo, o que se dá por meio do suor. 

Assim, na estação mais quente do ano, a maior necessidade de produção de energia não se verifica, e nosso corpo tem menor necessidade de consumir calorias, por isso podemos dar preferência aos alimentos mais leves e refrescantes.

Estudos informam que a diferença é tanta que, para cada grau Celsius de variação na temperatura, nossa necessidade calórica pode variar em aproximadamente 110 kJ, o que justifica aquela vontade de comer um fondue de queijo no inverno e a de tomarmos um suco geladíssimo de limão com hortelã nos dias mais quentes de verão.

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5915833/

https://newsroom.unsw.edu.au/news/health/getting-hot-and-sweaty-how-heat-and-spice-might-affect-our-appetite

https://science.sciencemag.org/content/105/2728/378

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS