Óleo de krill para a saúde do sistema neurológico

Óleo de krill para a saúde do sistema neurológico
19/10/2018

Extraído do pequeno crustáceo que dá nome ao produto, o óleo de krill pode ser um grande aliado à saúde do sistema neurológico. Ele é a mais rica e biodisponível fonte de ômega-3, sob a forma dos ácidos graxos eicosapentaenoico (EPA) e docosa-hexaenoico (DHA), que trazem benefícios para a saúde dos neurônios.

Estudos mostram que o DHA, ao ser incorporado às membranas dos neurônios, pode levar à melhor ligação dos neurotransmissores a seus receptores, enquanto o EPA parece aumentar o suprimento de oxigênio e glicose para o cérebro e proteger contra o estresse oxidativo.

A deficiência de EPA e DHA está associada com disfunções na estabilidade da membrana neuronal e na transmissão de neurotransmissores, que podem ser relacionadas à etiologia de distúrbios do humor, da cognição e das manifestações da depressão.

O óleo de krill é uma excelente fonte de ômega-3 e, ao contrário do óleo de peixe, apresenta EPA e DHA associados a fosfolípides, e não a triglicerídeos. Tal característica permite que esses ácidos graxos sejam absorvidos e incorporados aos tecidos de forma mais eficiente. Além disso, os fosfolípides ajudam a reduzir o refluxo, uma vez que são mais solúveis no suco gástrico.

 

Referências bibliográficas

Cortes ML, Castro MMC, de Jesus RP, et al. Uso de terapêutica com ácidos graxos ômega-3 em pacientes com dor crônica e sintomas ansiosos e depressivos. Rev Dor. 2013 Jan-Mar;14(1):48-51.

Ulven SM, Kirkhus B, Lamglait A, et al. Metabolic effects of krill oil are essentially similar to those of fish oil but at lower dose of EPA and DHA, in healthy volunteers. Lipids. 2011 Jan;46(1):37-46.

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS