NUTRIDICAS – Molho de tomate caseiro

NUTRIDICAS – Molho de tomate caseiro
18/10/2019

Um molho de tomate caseiro faz muito diferença no seu prato – e também na saúde dos seus ossos! O tomate contém minerais como o cálcio e o potássio, importantes para o esqueleto. O consumo da fruta é capaz de fortalecer os ossos e reduzir o risco de desenvolver osteoporose. 

Ingredientes:

5 kg de tomates italianos bem maduros

3 cebolas

3 colheres (sopa) de azeite

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Lave os tomates e, com uma faca, corte um x na base de cada um. Prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a água começar a ferver, mergulhe os tomates aos poucos e deixe cozinhar até a pele começar a soltar. Com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo. A partir do corte em x, puxe e descarte a pele. Transfira os tomates pelados para uma tigela e repita com o restante, repondo o gelo conforme for derretendo para manter a água bem fria.

Pique as cebolas e refogue com azeite e uma pitada de sal e pimenta até douras. Corte os tomates ao meio e descartes as sementes. Bata-os no liquidificador. Se quiser um molho mais rústico, não acrescente água. 

Junte os tomates batidos às cebolas refogadas, tempere com sal e misture bem. Deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho encorpar. Acerte o tempero e, se preferir, adicione 1 maço de manjericão fresco, deixando cozinhar por mais 2 minutos. 

Fonte: http://gnt.globo.com/receitas/receitas/como-fazer-molho-de-tomate-caseiro.htm

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS