Fidelização de pacientes: 4 dicas valiosas

Fidelização de pacientes: 4 dicas valiosas
07/06/2021

Devido ao marketing digital e ao uso de diferentes plataformas online que nos permitem divulgar nosso trabalho e o de clínicas médicas, ficou mais fácil ser encontrado por maior número de pacientes. Mas como fidelizar essas pessoas?


Primeiro de tudo, é necessário entender que fidelizar pacientes é uma forma de obter melhores resultados financeiros e profissionais, uma vez que investir nesse processo tem menor custo do que captar novos pacientes. E mais: uma vez fiéis a sua clínica e/ou seu atendimento, as pessoas farão uma espécie de divulgação gratuita de seu trabalho.


Uma boa estratégia de marketing que respeite as normativas relacionadas ao tema e o código de ética médica, assim como a Resolução CFM 1974/11, pode elevar o conceito de bom atendimento do profissional. É importante ter cautela redobrada com a presença nas plataformas online, já que alguma colocação inadequada pode exercer impacto negativo, de modo a desgastar a imagem profissional ou até mesmo incorrer em consequências do ponto de vista ético. 

 

Separamos quatro dicas básicas para você utilizar o marketing a seu favor para fidelizar pacientes:

 

1 – Ambiente agradável

Fazer com que os pacientes se sintam confortáveis no consultório é extremamente importante e pode parecer desafiador. Por isso, vale a pena atentar para pequenos detalhes que fazem a diferença na hora de criar um ambiente agradável, como investir em móveis confortáveis para a sala de espera e para o próprio consultório e controlar a temperatura do ambiente. Investir em uma boa decoração também é um atrativo.

E para oferecer a melhor experiência para seu paciente é fundamental ter uma equipe comprometida e capacitada para atender a todos da melhor forma possível. Isso vale para os profissionais de saúde e administrativos.

 

2 – Em caso de utilização de mídias sociais, seja responsivo 

Você não precisa ter um canal online, mas, se possuir redes sociais e/ou site profissionais, tente ser ativo e responsivo o máximo que puder. Você pode fazer isso ao manter sua rede atualizada, principalmente no que se refere aos retornos aos clientes. Dessa forma, é importante responder prontamente a questionamentos e comentários. A interação por meio de uma comunicação rápida e de fácil acesso trará seus pacientes mais para perto de seu trabalho.

Quanto ao site, é interessante mantê-lo com informações atualizadas e com o devido detalhamento, além de oferecer boa qualidade de navegação para o paciente.

 

3 – Marketingde conteúdo 

Aqui, mais uma vez as redes sociais e/ou o site se fazem presentes nas estratégias de fidelização de pacientes. Por meio do conteúdo, as pessoas conseguem informações relevantes sobre os assuntos relacionados à área de atuação da clínica ou do profissional que elas desejam consultar.

O recurso do marketing de conteúdo serve para melhorar sua forma de comunicação com o paciente. Procure utilizar uma comunicação mais pessoal, assim o paciente terá a ideia de que você está se comunicando diretamente com ele e sobre assuntos que são de seu interesse.

 

4 – A consulta não acaba quando o paciente sai do consultório 

Manter contato com os pacientes vai muito além de enviar mensagens apenas para confirmar a consulta. Uma sugestão é mandar mensagens com recomendações sobre o procedimento ou tratamento realizado.

E não se esqueça de utilizar canais como e-mail marketing ou WhatsApp para enviar mensagens para seus pacientes em datas comemorativas. As ligações telefônicas e o envio de cartões físicos são algumas alternativas para estabelecer uma conexão com seus clientes fora do ambiente digital. Dessa forma, os pacientes sentirão que você está com eles em todos os momentos.

 

CONTE COM PROFISSIONAIS DE MARKETING!


Considere contar com ajuda especializada para trabalhar o marketing digital de seu consultório. Um bom trabalho nessa área, associado a um bom atendimento na consulta, resultará na maior fidelização de pacientes e no maior reconhecimento profissional.

 

Fontes:
http://www.consultorio20.com.br/marketing-na-saude-como-fidelizar-pacientes/
http://healthsolution.com.br/blog/o-papel-do-marketing-no-processo-de-fidelizar-clientes/
https://abagenciadigital.com.br/fidelizar-pacientes/

 

Palavras-chave: Marketing, Fidelização, Consulta

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