Exercícios para a memória

Exercícios para a memória
04/09/2018

Você sabia que a eficiência de nosso cérebro está diretamente relacionada à nossa capacidade de aprender, raciocinar, criar, memorizar e processar informações? Todas essas atividades dependem das conexões entre os neurônios, chamadas de sinapses. Quanto maior o número e a qualidade delas, mais saudável e eficiente é nosso cérebro.

Como na infância o número de sinapses em desenvolvimento é muito maior, as crianças têm mais facilidade para aprender do que um adulto. Com o passar do tempo, começamos a perder a possibilidade de estabelecer novas conexões.

Exercitar a memória e a cognição e garantir que o sistema nervoso receba todos os nutrientes de que precisa são atitudes essenciais para mantê-lo sempre em bom funcionamento. Entre alguns dos exercícios para fortalecer a memória e a cognição estão ler, escrever, aprender novas línguas e estimular a criatividade, a atenção e a visão espacial. Para isso, eles devem ser desafiadores, diversificados e capazes de tirar-nos da zona de conforto.

Pesquisadores descobriram que fazer de cinco a sete atividades diferentes por dia pode ser mais efetivo do que passar horas resolvendo palavras cruzadas, por exemplo. Isso pode incluir exercícios de motricidade, orientação espacial e estimulação sensorial.

Além de promover novos estímulos ao seu cérebro, você também deve manter uma alimentação equilibrada em quantidade e qualidade.

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS