Descubra alguns sinais da osteopenia

Descubra alguns sinais da osteopenia
04/09/2018

Osteopenia é a perda da mineralidade da densidade óssea. Ela é um processo fisiológico do envelhecimento e mais impactante no sexo feminino, devido às alterações hormonais restritivas a partir da menopausa.

Os ossos passam por um processo de perda de mineralidade gradativa até determinado nível, quando se tornam mais fracos, o que, se não tratado adequadamente, evolui para osteoporose. O baixo consumo de cálcio e de vitamina D durante a infância e a adolescência pode ser uma das causas que predispõem ao quadro precoce de osteopenia mesmo antes do climatério, assim como a doenças metabólicas e degenerativas que provocam má absorção de proteínas e até mesmo favorecem o aparecimento precoce do quadro.

Apesar de a osteopenia ser um processo anterior à osteoporose, ela também apresenta risco de fraturas em fase mais acentuada. Os fatores de risco para a perda de densidade óssea são condições genéticas, menopausa, tabagismo, uso de medicamentos à base de corticosteroides, sedentarismo e peso corporal abaixo ou acima do ideal.

A condição pode ser diagnosticada por meio do exame da densidade óssea e da avaliação de possíveis riscos que predispõem ao quadro de osteopenia e osteoporose.

Adotar um estilo de vida saudável é a melhor forma de prevenir o desgaste ósseo e manter a qualidade de vida.

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS