Cuidados com o idoso com osteoporose

Cuidados com o idoso com osteoporose
14/02/2019

A osteoporose é uma doença dos ossos que mais acomete pessoas idosas e incide com maior frequência no público feminino, devido à maior perda óssea após a menopausa. Ela se caracteriza pela diminuição da mineralidade e da resistência óssea, o que ocasiona fragilidade, além de predisposição a quedas e fraturas graves.1

Nos idosos existe redução natural da densidade óssea, porém a osteoporose ocorre quando os níveis da densidade estão muito abaixo dos padrões normais, por isso ela é considerada uma doença que necessita ser tratada, pois impacta diretamente na qualidade de vida e na mortalidade.

Além da diminuição da densidade mineral óssea, os idosos apresentam redução da massa e força muscular, o que acentua o risco de quedas e possíveis fraturas. Dessa maneira, a osteoporose pode impactar diretamente no aumento das restrições de atividades que demandam mais desenvoltura corporal, como andar longas distâncias, fazer compras, realizar exercícios físicos etc.2

Segundo o Ministério da Saúde (MS), algumas medidas podem ser adotadas para prevenir ou reduzir a incidência de osteoporose e analisadas quanto a sua eficácia na prevenção de fraturas. São elas: exposição à luz solar, caminhadas, terapia de reposição hormonal para as mulheres (quando necessário) e aumento do consumo de leite e derivados.

Sobre a prevenção de fraturas de quadril decorrentes de quedas, o Ministério da Saúde orienta que é necessário eliminar de casa tudo o que possa provocar escorregões, assim como instalar suportes, corrimãos e outros assessórios de segurança e usar sapatos com solas antiderrapantes e sem cadarço. Além disso, manter uma boa iluminação e conservar o caminho livre de obstáculos são medidas que auxiliam na prevenção de acidentes domésticos.3

 

Referências bibliográficas

  1. Camargos MCS, Bomfim WC. Osteoporose e expectativa de vida saudável: estimativas para o Brasil em 2008. Cad Saúde Colet. 2017 Mar;25(1):106-12. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2017000100106&lng=en. Acesso em: 10 jan. 2019.
  2. Pinto AH, Lange C, Pastore CA, et al. Capacidade funcional para atividades da vida diária de idosos da estratégia de saúde da família da zona rural. Ciênc Saúde Coletiva. 2016 Nov;21(11):3545-55. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016001103545&lng=en. Acesso em: 10 jan. 2019.
  3. Ministério da Saúde; Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia. Dicas em saúde: queda de idosos. Brasília, DF: Ministério da Saúde/Biblioteca Virtual em Saúde; nov. 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/184queda_idosos.html. Acesso: 10 jan. 2019.
COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS