Como ter um consultório sustentável

Como ter um consultório sustentável
26/05/2021

Estabelecimentos de saúde costumam gerar grande consumo de energia e alta produção de resíduos, o que é inevitável, uma vez que a maioria dos equipamentos utilizados é obrigatoriamente descartável. Ainda assim, é possível fazer com que seu ambiente de trabalho se torne mais sustentável.

 

 

É INEVITÁVEL PRODUZIR LIXO, MAS É ESSENCIAL REALIZAR O DESCARTE CORRETO

Nas lixeiras das clínicas, é comum que existam materiais que necessitem de um destino diferenciado, já que podem oferecer risco à saúde das pessoas e ao meio ambiente. O descarte de resíduos sólidos de materiais utilizados nos sistemas de saúde já é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e por legislações federais.

No entanto, é necessário ir além e preocupar-se também com o descarte dos resíduos comuns, como copos de plástico, por exemplo.

Elaborar um programa de consciência coletiva no estabelecimento é uma boa ideia. Isso pode ser feito por meio de informativos que falem a respeito da separação de lixo e sobre a economia de recursos naturais. É fundamental também deixar a comunicação das lixeiras bem clara, simples e objetiva, para que o descarte seja feito de maneira correta, a fim de evitar a possibilidade de confusão no momento de descartar qualquer material.

 

COMO TORNAR UM CONSULTÓRIO OU UMA CLÍNICA SUSTENTÁVEL?

• Empregar ferramentas digitais: os recursos digitais podem substituir o papel e ainda melhorar as funções administrativas ao trazer mais agilidade e facilidade aos processos;

• Poupar energia: desligar os aparelhos que não estão sendo utilizados no momento e apagar as luzes dos ambientes nos quais não tem ninguém são atos simples, mas muito importantes;

• Evitar ao máximo o uso de plásticos;

• Economizar água: pias, descargas, bebedouros e demais equipamentos que utilizem fluxo de água podem ser trocados por versões econômicas;

Adotar produtos de limpeza biodegradáveis.

 

Tornar sua atividade sustentável e preocupar-se com o bem-estar tanto dos pacientes quanto do planeta são práticas que colaboram com a preservação da saúde do indivíduo e do meio ambiente, fomentam melhorias sociais e ainda podem gerar economias para o negócio.

Procure ir sempre além e busque colocar sua clínica ou seu consultório em sintonia com a comunidade em que se encontra. Uma boa prática é promover e apoiar eventos que incentivem a cidadania, participando ativamente de ações positivas e em prol do bem comum.

 

Palavras relacionadas: Gestão, consultório, sustentabilidade

 

 

 

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS