Como proteger a saúde das crianças na volta às aulas?

Como proteger a saúde das crianças na volta às aulas?
08/08/2018

Quem tem filhos em idade pré-escolar e escolar sabe o quanto é comum que os pequenos adoeçam na volta às creches ou às aulas. A imunidade deles ainda é pouco desenvolvida e não está preparada para defendê-los contra diferentes agentes infecciosos. Nessa idade, as crianças apresentam com frequência infecções virais, que se disseminam facilmente em ambientes fechados com maior número de pessoas.

O aleitamento materno é um dos principais responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, prolongar a amamentação pelo maior tempo possível é a forma mais eficaz de preparar seu filho não só para a fase escolar mas também para toda a vida. Quando a hora de ir para a escola chegar, tomar alguns cuidados pode ajudar na saúde dos pequenos:

  • Ofereça sempre uma dieta rica e balanceada em nutrientes;
  • Estimule a criança a beber água;
  • Mantenha a caderneta de vacinação em dia;
  • Certifique-se de que na escola o ambiente seja bem ventilado e que as crianças não compartilhem copos, talheres nem outros objetos;
  • Ensine seu filho a lavar bem as mãos, com água e sabão, principalmente após usar o banheiro e antes das refeições;
  • Garanta que a criança faça atividades ao ar livre. Além de se exercitar, ela se beneficia também dos raios solares, que são uma fonte viva de imunidade e saúde, já que estimulam a produção de vitamina D.

A privação do sono afeta a imunidade, aumentando o risco de infecções e de outros problemas de saúde.

Além desses cuidados, sabemos que o excesso de zelo com a higiene pode ser prejudicial ao desenvolvimento da imunidade. Portanto, deixar que as crianças entrem em contato com o ambiente do dia a dia também é uma forma de ajudá-las a produzir anticorpos e estar menos suscetíveis às enfermidades.

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS