Como lidar com o calor da menopausa?

Como lidar com o calor da menopausa?
14/02/2019

O período do climatério é uma fase natural do ciclo de vida da mulher que geralmente se inicia por volta dos 40 anos de idade e pode se estender até os 65 anos. É determinado pela queda de produção dos hormônios estrogênio e progesterona pelos ovários.

Entre as manifestações mais comuns desse período, estão as ondas de calor, também conhecidas como fogachos. Esse sintoma afeta até 75% das mulheres durante o climatério e pode variar de intensidade e frequência, causando incômodos e mudanças na qualidade de vida da mulher.

Algumas dicas podem ajudar a lidar com essas ondas de calor, como tomar uma bebida refrescante e molhar com água fresca (não use água gelada!) os punhos, a testa, a nuca ou borrifá-la no rosto. Usar um leque ou um pequeno ventilador portátil pode amenizar a situação quando o incômodo for grande.

Além dessas dicas, é essencial que, ao perceber os sintomas, a mulher consulte um ginecologista para ajudá-la a passar por essa fase da melhor maneira possível. Assim, esse médico especialista terá a oportunidade de avaliar, caso a caso, as indicações e restrições das diferentes modalidades terapêuticas para melhor atender às necessidades de cada paciente e aliviar os sintomas do climatério.

 

Referência bibliográfica

  1. Brasil. Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde; Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de atenção à mulher no climatério/menopausa. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2008. 192 p. (Série A: normas e manuais técnicos. Série direitos sexuais e direitos reprodutivos; caderno 9).
COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS