Causas da perda muscular

Causas da perda muscular
08/08/2018

A massa muscular, assim como os ossos, tem a função de movimentar e sustentar o corpo. Por isso, a perda de massa afeta diretamente a mobilidade e o bem-estar. Apesar de fazer parte do processo de envelhecimento, a redução da massa muscular pode ser acentuada pelo estilo de vida.

A sarcopenia é caracterizada pelas perdas de massa, força e desempenho da musculatura esquelética, geralmente associadas a doenças ou estilo de vida inadequado, e ocorre especialmente em idosos.

Praticar exercícios físicos e evitar o uso de álcool e tabaco são ações que auxiliam na prevenção da sarcopenia, pois impedem que os músculos sejam metabolizados e utilizados como fonte de energia.

O processo de perda de massa magra causada pelo envelhecimento ocorre naturalmente, mas adotar estilo de vida e alimentação saudáveis, bem como fazer uso correto de suplementos alimentares, que garantam o aporte de proteínas, vitaminas e minerais, de acordo com as recomendações atuais, são intervenções consideradas eficazes para auxiliar a manter a massa muscular, a força e o desempenho.

 

Referências bibliográficas

  • GAGO L C et al. Atualidades sobre o tratamento da Sarcopenia revisão de literatura. Updates on sarcopenia treatment – A review. International Journal of Nutrology, v.9, n.4, p. 254-271, Set / Dez 2016.
  • Cruz-Jentoft AJ, Baeyens JP, Bauer JM, Boirie Y, Cederholm T, Landi F, et al. Sarcopenia: European consensus on definition and diagnosis: report of the European Working Group on Sarcopenia in Older People. Age Ageing 2010; 39 (4):412 – 23.
  • Deutz NE, Bauer JM, Barazzoni R. Protein intake and exercise for optimal muscle function with aging: recommendations from the ESPEN Expert Group. Clin Nutr. 2014 Dec;33(6):929-
COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS