Atitudes e atividades que ajudam o sistema imunológico

Atitudes e atividades que ajudam o sistema imunológico
08/08/2018

O tempo todo estamos expostos a diversos tipos de doença. Estamos sempre suscetíveis a infecções, mas pequenos hábitos podem fazer a diferença na hora de ajudar nosso corpo a se defender melhor.

  1. Beba água!
    O organismo bem hidratado tem melhor resistência física e elimina mais facilmente as impurezas, prevenindo doenças. A quantidade ideal para cada pessoa depende do nível de atividade física, do clima, do metabolismo, da dieta e do estado de saúde. Observar a cor e a frequência da urina é uma forma de saber se você está bebendo a quantidade necessária de água para hidratar seu corpo. Quanto mais escura a urina, mais hidratação é necessária.
  2. Alimente-se bem
    Cada pessoa tem uma necessidade nutricional diferente. Isso varia de acordo com peso, altura, prática de atividades físicas, gênero, idade, entre outros fatores. Porém, existem os valores de ingestão diária recomendada (IDR), que estipulam as quantidades dos chamados macronutrientes (proteínas, açúcares e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais) que devem ser ingeridas diariamente. Para a manutenção do sistema imunológico é necessário haver a ingestão adequada de todos eles, principalmente das vitaminas A, D, C, B12 e B9 (ácido fólico), bem como dos minerais cálcio, ferro e zinco.
  3. Evite o tabagismo e o excesso de álcool
    O tabagismo não só eleva o risco de desenvolver câncer de pulmão e outras doenças como também afeta a proteção do organismo. As toxinas existentes no cigarro prejudicam a imunidade. O excesso de álcool é outro fator que pode afetar a imunidade.
  4. Tenha uma boa noite de sono
    Dormir entre 7 e 8 horas por noite permite que o sistema imunológico funcione corretamente e restaure suas funções. A privação do sono afeta a imunidade, aumentando o risco de infecções e de outros problemas de saúde.
  5. Diminua o estresse
    Você sabia que o estresse também pode enfraquecer as defesas de nosso corpo? Ele cria um desequilíbrio hormonal, o que prejudica a maneira como o organismo reage às ameaças. Por isso é importante buscar atividades que sejam prazerosas e tragam tranquilidade. Praticar exercícios físicos também é uma ótima maneira de manter a imunidade a todo vapor!
  6. Mantenha a vacinação em dia
    As vacinas atuam no organismo estimulando a produção de anticorpos. Assim, caso seja exposto ao microrganismo contra o qual foi imunizado, o corpo reagirá de forma rápida, amenizando a doença. Portanto, certifique-se de que sua carteira de vacinação esteja em dia.
  7. Atenção à higiene
    Cuidados básicos, como lavar as mãos após usar o banheiro e antes das refeições, ajudam a manter o sistema imunológico protegido. Evitar levar as mãos aos olhos e à boca e tomar banho assim que chegar em casa também são hábitos que auxiliam a evitar doenças causadas por microrganismos.

 

Ao prestar atenção em pequenas atitudes no seu dia a dia você pode turbinar sua saúde e proporcionar-se bem-estar!

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